13/09/2017 - Acamdoze requer curso do Proerd em CM para aumentar efetivo na região

A Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião Doze (Acamdoze) encaminhou ofício à secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, requerendo a implantação do curso do Programa Educacional às Drogas e à Violência (Proerd) para capacitação de policiais, visando suprir a demanda de efetivo do programa na região da Comcam.

O requerimento é de autoria do vereador da Câmara Municipal de Engenheiro Beltrão, Valdir Hermes da Silva (PSDB), policial militar aposentado, instrutor do Proerd por 10 dos 26 anos dedicados à carreira militar. Ele justificou que o programa corre sérios riscos de extinção na região devido a falta de efetivo policial para atender o programa.

Para se ter ideia, somente 2 policiais militares atuam nas atividades do Proerd em toda a Comcam e um destes se aposentará no próximo ano. Há oito anos eram 9 os policiais que atuavam no Proerd. “Medidas urgentes precisam ser adotadas para resgatar o Proerd”, alertou o vereador.

Segundo ele, com a implantação do curso em Campo Mourão, o efetivo seria complementado para atender a demanda regional. “Com o curso do Proerd no nosso batalhão aumentaria entre 3 a 4 policias, elevando para 5 o número, suprindo a demanda”, falou. Silva pediu também a mobilização dos prefeitos para o fortalecimento do programa. Segundo ele, é importante também o envolvimento da sociedade civil e organizada na prevenção às drogas.   

“A prevenção pode acontecer numa reunião de amigos, na missa da igreja ou na própria catequese. É importante que toda a sociedade se mova porque é uma situação preocupante em todo o Brasil. O mal está bem organizado temos que começar a organizar o bem também para combater este mal”, ressaltou.

 

O PROERD

Com caráter social preventivo, o Proerd foi implantado no Paraná em 1992, seu objetivo é prevenir o uso de drogas, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades. O programa consiste numa parceria da Polícia Militar, através de policiais instrutores, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual é desenvolvido através do fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas; ensinar os estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos; e trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Assessoria Acamdoze

Anexos: