28/03/2016 - Vereadora propõe projeto de lei de prevenção ao Zica vírus na rede municipal de ensino

A vereadora de Luiziana, Cristina Aparecida dos Santos apresentou projeto na Câmara Municipal que dispõe sobre a campanha de caráter educativa, informativa e de orientação social contra o Zica vírus na rede municipal de educação do município. O projeto determina que as ações sejam realizadas sempre no primeiro bimestre de cada ano letivo.

De acordo com projeto, a campanha deverá passar a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. As ações deverão informar aos alunos sobre a importância da prevenção do Zika vírus e os riscos associados à doença, conscientizando os estudantes da necessidade do combate ao foco da doença, priorizando o período de chuvas. “A intenção é tornar estes alunos os orientadores sobre o assunto em seus lares e comunidades”, disse a vereadora.

O Zica vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem dez dias após a picada e incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. “A única forma de adquirir esta doença é a pessoa sendo picada pelo mosquito, por isso a importância desta campanha de conscientização, orientando aos alunos também para importância da eliminação dos criadouros do mosquito”, falou Cristina.

Ela lembrou que segundo apontam estudos, o vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando a microcefalia no bebê. A doença pode também ser transmitida por relação sexual. “Devemos declarar guerra contra o Aedes aegypti, vetor da dengue, Febre Chicungunha e Zika vírus, este inseto tornou-se o inimigo nacional número um”, afirmou Cristina.

A vereadora ressaltou que é preciso erradicar o Aedes aegypti eliminando possíveis criadouros. “A população não pode deixar a água acumular-se em pneus e recipientes, é importante limpar terrenos e edificações e tratar a água da piscina. Estas são algumas ações práticas e eficazes contra o mosquito”, acrescentou.

Assessoria Acamdoze

Anexos: