27/11/2015 - Vereador de Farol cobra prefeita para cumprimento do Proerd

O vereador de Farol Genivaldo Ferreira (PSD) encaminhou ofício à prefeita Angela Kraus (PSDB) solicitando explicações da chefe do Executivo por qual razão o município não ofereceu a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) a adolescentes da cidade este ano.

Para Genivaldo, a chefe do Executivo municipal tem sido contraditória em relação ao programa, uma vez que, segundo ele, a própria prefeita já elogiou em discursos durante eventos no município as edições anteriores do projeto. “A própria prefeita que falou da importância da parceria na busca de melhor qualidade de vida e segurança para nossas crianças e toda a comunidade agora não cumpre com o programa”, indagou.

Ferreira lembrou que o Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e a violência, desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná em parceria com a Secretaria de Educação, a fim de prevenir o uso indevido de drogas entre os jovens. Para o vereador, o projeto é de suma importância para proteger os adolescentes da cidade do mundo das drogas. “Por isso queremos saber por que não houve formação do projeto este ano na cidade”, cobrou Ferreira.

 

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Proerd é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula nas escolas. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Assessoria Acamdoze

Anexos: