27/11/2017 - Biometria atinge 78% do eleitorado da comarca de Barbosa Ferraz

Entrando para a reta final, o cadastramento biométrico na comarca de Barbosa Ferraz, que engloba também o município de Corumbataí do Sul, atingiu até o momento aproximadamente 78% do eleitorado. Até ontem, de acordo com dados repassados pelo Fórum Eleitoral de Barbosa Ferraz, 8,6 mil dos 11 mil eleitores dos dois municípios fizeram o cadastro. Levando em conta que o serviço já iniciou há mais de dois meses (2 de outubro), os números são considerados baixos. O prazo encerra no próximo dia 15 de dezembro.

Em Barbosa Ferraz, a meta da Justiça Eleitoral é atingir 7,5 mil eleitores com o cadastramento, mas até o momento 6,3 mil compareceram para regularizar a situação (84%). Já em Corumbataí do Sul são esperados 3,5 mil, dos quais 2,3 mil já fizeram o cadastro (66%). O chefe do Fórum eleitoral de Barbosa Ferraz, Marcelo Moretti, comentou ontem, em entrevista à TRIBUNA, que o movimento está abaixo do esperado. “No início o movimento foi muito bom, porém diminuiu bastante”, avaliou.

Segundo ele, o Fórum Eleitoral vem realizando uma campanha de divulgação sobre cadastramento nas redes sociais e junto às próprias igrejas do município para alcançar os 22% restantes dos eleitores. A orientação é para que as pessoas não deixem para regularizar a situação de última hora. “No ultimo dia, a fila de espera para atendimento pode variar entre 2 a 3 horas, enquanto nos dias normais está sendo de 2 a 3 minutos”, comparou.

Conforme Moretti, para alcançar a meta, o Fórum Eleitoral estará atendendo em regime de plantão no próximo dia 27, feriado municipal, das 9 às 18 horas. Ele informou que para atender a demanda, a estrutura de atendimento está diferenciada, com uma equipe de 18 profissionais, 11 guichês de atendimento, e 2 para fornecimento de senhas. Para recepcionar os eleitores, foi instalada uma tenda com assentos no pátio da unidade.

Moretti lembrou que o cadastramento é obrigatório e o eleitor que não providenciar terá o título cancelado, ficando impedido de votar no próximo pleito. Segundo ele, o sistema irá aumentar a segurança na votação. No cadastramento será coletada a assinatura eletrônica do eleitor; sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. O procedimento é feito por meio de uma "revisão do eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município, quando ocorrerá uma revisão/atualização do cadastro, seja dos dados pessoais, do endereço, entre outros.

Para se cadastrar, é obrigatório o eleitor levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor.

Em Barbosa Ferraz, o Fórum Eleitoral fica localizado na rua Marechal Deodoro, 320, área central, próximo a cooperativa de leite. O atendimento é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, os interessados podem ligar no telefone: (44) 3275-1424.

Fonte: Tribuna do interior

Anexos: