21/11/2017 - Araruna implanta o projeto “Caçamba Social”

A prefeitura de Araruna iniciou um programa que pretende resolver o problema do descarte irregular de lixos e entulhos no município. Por mês, a expectativa é recolher várias toneladas de materiais que serão retirados das ruas, entre outros locais. Trata-se do projeto “Caçamba Social”. O prefeito da cidade, Leandro César de Oliveira (PPS), explicou que cada jardim terá no mínimo três pontos de recolhimento durante os sábados, das 7 às 16 horas, quando os moradores poderão levar os materiais até as caçambas. Ao todo, serão disponibilizadas até 20 unidades por cada sábado.

O serviço, que teve início no sábado (18), não tem qualquer custo ao morador. Uma empresa licitada pela prefeitura será responsável pela destinação final dos materiais. “Inicialmente iríamos colocar uma caçamba para cada tipo de resíduo, mas decidimos que a triagem será feita pelo próprio morador, que será orientado por um agente de endemia na hora da entrega dos materiais”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do município, Tatiane Ferreti da Silva.

Tatiane explicou, por exemplo, que materiais eletroeletrônicos serão encaminhados para uma empresa de Campo Mourão, eletrodomésticos para Cianorte, e os materiais recicláveis para a própria usina de reciclagem do município. Ela disse que as caçambas serão estrategicamente disponibilizas somente aos sábados. “No meio da semana o agente passa na residência fazendo a vistoria e onde encontra criadouro da dengue já solicita a limpeza do quintal ao morador”, frisou.

Segundo ela, o serviço será uma ferramenta importante para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, entre outros insetos, como escorpiões. “No sábado já tivemos um excelente resultado. Mesmo com chuva, muita gente aproveitou para fazer a limpeza dos seus quintais e até podas de árvores para aproveitar as caçambas”, disse. Ela alertou que o morador que não cuidar da limpeza do quintal e os agentes encontrarem focos do Aedes, serão notificados e posteriormente autuados caso não providenciem a regularização.

               

Cidade mais limpa

O prefeito da cidade, Leandro de Oliveira, comentou que além de colaborar para a prevenção da dengue, o serviço vai deixar a cidade “mais limpa e bonita”. Ele lembrou que após a interdição do lixão do município, determinada pelo Ministério Público no início deste ano, muitos entulhos começaram a surgir nas margens de estradas vicinais e matas. “Ou seja, o lixo não deixou de ser produzido, porém começou a ser depositado de forma irregular”, lamentou.

Segundo o gestor, o serviço está sendo subsidiado com recursos do Vigia Sus. “O projeto irá beneficiara todos os moradores. Temos a certeza de que isso resolverá o descarte irregular de lixo no município”, ressaltou. No último sábado, as caçambas ficaram disponíveis nos jardins Beija-Flor, Vitória, San Marino e Vila Rural Andorinha. Veja abaixo a programação para os próximos dias.

 

25/11

Jardim

Santa Amélia

Aléssia

Furlaneto

Araruama

Cidade Alta

 

02/12

Jardim Esperança

 

09/12

Conjunto Primavera

Village

Aquarius

Sorriso

Santa Ana

Batista Pintro

 

16/12

Vila Rural Sol Nascente

Vila Rural Arara Azul

Conjunto Orlando Zanutto

Parque Industrial II

 

06/1/2018

Jardim Kielse

Zavatin

Araucária

 

13 e 21/01

Centro

Fonte: Walter Pereira/iTRIBUNA

Anexos: