13/12/2016 - Acamdoze premia concurso e faz entrega do “Vereador” e “Câmara Nota 10” neste sábado

A Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião Doze (Acamdoze) fará neste sábado (17) a premiação dos vencedores do seu concurso de Desenho e Redação sobre Portal da Transparência e a entrega dos certificados aos Vereadores e Câmaras Nota 10 da região. O evento terá início a partir das 9 horas, na sede da entidade, localizada na rua Brasil, nº 879, centro de Campo Mourão. São esperados para a solenidade vereadores, professores, e alunos de toda a região.

“Vereador Nota 10”

Os prêmios “Vereador Nota 10” e “Câmara Nota 10” é referente ao ano de 2016. Ao todo, dez vereadores e três Legislativos da região serão premiados. Os nomes serão divulgados no dia do evento. O projeto do prêmio foi alterado recentemente. As mudanças foram apresentadas durante a 156ª Assembleia Geral Ordinária da Associação, realizada no dia 15 de outubro. Uma das principais alterações é que a partir deste ano, todo parlamentar que estiver respondendo alguma denúncia, processo, ou ter sofrido alguma punição por improbidade administrativa não poderá ser escolhido para receber o prêmio “Vereador Nota 10”.

Outra alteração relevante é com relação as atividades do parlamentar que contam como pontuação. De acordo com o projeto que estava vigente o Vereador Nota 10 só pontuava quando participava das atividades da Acamdoze. Porém, agora a pontuação vai considerar também as atividades desempenhadas dentro das suas Câmaras.

O “Vereador Nota Dez” tem por finalidade incentivar a função legiferante na esfera regional através de sua participação e frequência nas assembleias gerais, seminários, cursos, palestras e demais eventos da Acamdoze. O prêmio é concedido anualmente pela entidade a 10 vereadores. A partir deste ano a pontuação será controlada pela secretaria da Acamdoze e terá conferência do departamento jurídico.

Concurso de Desenho e Redação

Pelo concurso de Desenho e Redação promovido pela entidade, sobre “Portal da Transparência”, foram escolhidos os três melhores trabalhos das categorias “desenho”, “redação I”, e “redação II”. Pela categoria “desenho”, a aluna Sara Vieira Andrade, do Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão foi a vencedora com o trabalho “Olho vivo no dinheiro público!”. Já pela categoria “redação I”, Tamires Tadei Pereira, do Colégio Estadual José Sarmento Filho, de Iretama foi a 1ª colocada, seu trabalho foi o “Portal da Transparência: Uma chave contra o caos”.

Por fim, pela categoria “redação II”, o estudante Fabio Henrique Gonçalves, do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, de Campo Mourão foi o vencedor apresentando a redação com o seguinte tema: “O portal da transparência: em busca da verdade”. Confira abaixo os três vencedores de cada categoria.

O concurso pela Acamdoze tem como objetivo despertar no cidadão o papel dos Portais da Transparência no dia a dia no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, bem como sua importância como ferramenta de controle social. O evento reuniu escolas de toda a região, contou com a participação de 1.810 alunos entre 6 a 15 anos do ensino fundamental ao médio. O concurso mobilizou também 37 professores de 21 colégios em 13 municípios participantes. O concurso foi realizado em parceria com a Academia Mourãoense de Letras (AML), que julgou os trabalhos.

Premiação

Na categoria “Desenho”, o 1º colocado ganhará uma bicicleta; 2º (Leitor de livro digital); e 3º (Kit de pintura). Na categoria “Redação I”, a premiação será a seguinte: 1º colocado (Ipod); 2º (Tablet); e 3º(Leitor de livro digital). Por fim, os vencedores da categoria “Redação II” vão receber: 1º (Smartphone); 2º(Tablet); e 3º(Leitor de livro digital). Os vencedores de todas as categorias receberão também certificado de premiação e reconhecimento da Acamdoze.

Será premiado ainda o professor responsável, cujo nome esteja no formulário dos trabalhos contemplados em 1º colocado de cada uma das categorias, recebendo um leitor de livro digital e certificado de premiação e reconhecimento da entidade. Cada professor poderá ser premiado apenas uma vez, mesmo sendo responsável por mais de um aluno premiado. A Acamdoze vai premiar também a instituição de ensino dos trabalhos contemplados com o 1º lugar, neste caso o estabelecimento vai receber um computador completo e certificado de premiação. Cada instituição poderá ser premiada também por apenas uma vez, mesmo se tiver trabalhos vencedores em mais de uma categoria.

 

OS VENCEDORES

 

CATEGORIA DESENHO

1º Colocado

Olho vivo no dinheiro público!

Aluna: Sara Vieira Andrade

Professora: Edianie Luz Felipe Tomes

Colégio Vicentino Santa Cruz – Campo Mourão

 

2º Colocado

Transparência: obrigação x respeito

Aluna: Rafaela Diekmam Ferreira

Professora: Mariusa Cristiane Baum Petri

Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga - Mamborê

 

3º Colocado

Cidade Transparente

Aluno: Nikolas Henrique Santos Vieira

Professora: Sueli Rodrigues Alves

Colégio Estadual Cecília Meireles - Ubiratã

 

CATEGORIA REDAÇÃO I

1º Colocado

Portal da Transparência: Uma chave contra o caos

Aluna: Tamires Tadei Pereira

Professora: Daniela Cassarotti Borges

Colégio Estadual José Sarmento Filho - Iretama

 

2º Colocado

Portal da Transparência, o que é?

Aluna: Caroline de Arruda Mariano

Professora: Rosangela Elisabete Shikasho Nagima

Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira – Campo Mourão

 

3º Colocado

Governo transparente

Aluna: Bruna de Lima Timoteo

Professora: Rosangela Elisabete Shikasho Nagima

Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira – Campo Mourão

 

CATEGORIA REDAÇÃO II

1º Colocado

O portal da transparência: em busca da verdade

Aluno: Fabio Henrique Gonçalves

Professora: Margarida Liss

Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo – Campo Mourão

 

2º Colocado

Transparência até que ponto?

Aluna: Eloíza Santos Waltmann

Professora: Jumeri Rodrigues

Colégio Estadual Ulysses Guimarães - Roncador

 

3º Colocado

Mais transparência, por favor.

Aluna: Marielly Protássio Martins

Professora: Janislei Arlete Dala Rosa Silva

Colégio Vicentino Santa Cruz – Campo Mourão

Assessoria Acamdoze

 

Anexos: