08/12/2016 - Curso da Acamdoze reúne vereadores de vários municípios da região

O curso preparatório para vereadores eleitos realizado na tarde desta quinta-feira (8) pela Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) reuniu parlamentares de vários municípios da Comcam. Foram abordados temas como a história e papel da Acamdoze; a função da Câmara e do Vereador; diplomação e posse dos parlamentares; sessões legislativas; pequeno e grande expediente; entre outros.

O novo presidente eleito da entidade, Sidnei Marchi (PSD), de Corumbataí do Sul, participou do encontro. Na abertura do evento, Marchi reforçou o compromisso de uma gestão participativa e ressaltou a importância da participação do vereador na entidade. “Precisamos abraçar a Acamdoze e participar como nunca dos eventos da Associação”, falou ele, acrescentando que buscará visitar todas as Câmaras de Vereadores associadas e fazer a filiação de novos Legislativos.

Tanto vereadores eleitos como reeleitos participaram da capacitação. O curso foi ministrado pela secretária executiva da Acamdoze, Aline Angeli e o assessor jurídico, Jonas Rodrigues.  O vereador de Mamborê, José Aparecido Januário (PPS), eleito para o primeiro mandato, foi um dos que participou do encontro. Ele elogiou a iniciativa da Acamdoze e ressaltou a importância de o vereador se capacitar para o exercício do mandato. “Eu entendo que o vereador tem que adquirir o máximo de conhecimento possível porque as matérias que vão ser apresentadas na Câmara precisam ser fundamentadas para que realmente atendam o interesse da população”, sustentou Januário.

O vereador comentou que a função da Acamdoze é fundamental neste sentido. Ele observou ainda que a entidade precisa aproximar mais os vereadores. “O próprio momento politico nacional proporciona isso. A população está desacreditada da política, então temos que aproximar o máximo de Câmaras e vereadores para que possamos mudar este pensamento que a sociedade tem a respeito dos políticos”, afirmou.

Quem também participou da atividade foi o vereador reeleito de Ubiratã, Silvio Cesar Martins de Pádua (PSDB). Para ele, o curso vem ao encontro das necessidades do vereador, contribuindo para sua formação política. “O conselho que dou aos colegas vereadores é que sempre que tiver cursos de preparação como este é muito importante a participação. Porque é participando que estamos nos aperfeiçoando e nos preparando cada vez mais para o dia a dia”, falou.

Pádua estava acompanhado do também vereador do município, João Duarte (PPS), o mais votado da cidade. “É importantíssimo você estar buscando novos conhecimentos, principalmente nós que fomos eleitos para o primeiro mandato”, afirmou Duarte. Ele disse que pretende ser “bastante” participativo dentro da Acamdoze. O jovem vereador acrescentou que as mudanças políticas que estão acontecendo no País requer aos políticos uma busca incessante pelo conhecimento. “Não poderíamos perder esta oportunidade”, falou, se referindo ao curso promovido pela Acamdoze.

Outros temas e Cartilha

Os vereadores tiveram também explicações e orientações sobre as formações de comissões; indicações; criação de projetos de lei; emendas; entre outros. O curso abordou ainda assuntos relacionados ao Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); extinção do mandato de Vereador; penas disciplinares; denúncia contra o prefeito; entre outros assuntos inerentes ao parlamentar, Câmaras Municipais e seu expediente.

Os parlamentares receberam ainda uma cartilha produzida pela Acamdoze, que traz de forma resumida e simplificada várias informações, como por exemplo, o que é um requerimento, uma indicação, uma emenda, o que significa quórum parlamentar, o que é um plenário, e principalmente o que são as sessões.

Assessoria Acamdoze

Anexos: