29/11/2016 - Vereadores eleitos participarão de curso da Acamdoze e receberão “Cartilha do Vereador”

Os vereadores eleitos para a próxima gestão participarão no próximo dia 8 de dezembro, das 14 às 17 horas de um curso para início do mandato, que inicia a partir do dia 1º de janeiro de 2017. O evento, será promovido pela Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze). O assessor jurídico da entidade, Jonas Rodrigues repassará orientações aos novos parlamentares referentes ao mandato.  

Na ocasião, será feita a entrega de uma nova edição de uma cartilha de orientação ao vereador produzida pela entidade. De acordo com Rodrigues, a cartilha e o curso serão oferecidos gratuitamente aos vereadores cujas Câmaras são associadas à entidade. Já para aqueles não associados haverá a cobrança de uma no valor de R$ 30. O curso será realizado na sede da Acamdoze, devendo ser levado também a outro município da região.

A cartilha oferecida pela Acamdoze foi lançada em 2012. No material, o vereador encontra de forma resumida e simplificada várias informações, como por exemplo, o que é um requerimento, uma indicação, uma emenda, o que significa quórum parlamentar, o que é um plenário, e principalmente o que são as sessões.

O presidente do Conselho Gestor da entidade, vereador Francisco Canuto comentou que a Acadmoze parte do princípio de que a todo ano que a Associação recebe novos vereadores faz uma nova edição da cartilha. “Trazemos novas informações, julgamentos novos, e novas possibilidades que se criam no decorrer de quatro anos”, falou. O objetivo, ressaltou, é deixar o parlamentar bem informado e preparado para exercer o seu mandato da melhor maneira possível.

“Esperamos que com este curso da Acamdoze juntamente com a cartilha o vereador tenha conhecimento de se fazer esta primeira atuação, evidentemente que isso é apenas uma introdução, ou seja, o vereador terá que buscar ao longo de sua vereança um conhecimento mais aprofundado”, acrescentou Canuto.

Assessoria Acamdoze

 

Anexos: