31/10/2016 - Vereador requer cumprimento de lei que trata sobre a semana de prevenção à gravidez precoce

O Vereador de Farol, Genivaldo Ferreira(PSD) encaminhou indicação ao Executivo requerendo para que seja cumprida a lei municipal que trata da semana de prevenção à gravidez precoce no município. Apesar da importância do projeto, o parlamentar cobra que as atividades referentes ao assunto não vêm sendo cumpridas pela prefeitura.

Segundo Ferreira, as ações referentes a lei seriam para ocorrer sempre na segunda semana do mês de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde, na Rede Municipal de Ensino e nas demais repartições públicas municipais. O objetivo é prevenir a gravidez na adolescência; e incentivar e propagar o programa de planejamento familiar ou reprodutivo; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A lei prevê ainda o resgate das adolescentes para a cidadania através do suporte de assistentes sociais e agentes de saúde; incentivar o ingresso dessas jovens em programas sociais; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da adolescente mãe; conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município, entre outras medidas.

“Seria de fundamental importância o cumprimento da referida lei orientando e informando as adolescentes do nosso município sobre os riscos e prevenção da gravidez precoce”, falou Ferreira. Ele pede ainda que seja feita também durante a semana de prevenção à gravidez precoce, a divulgação pelo município dos demais serviços oferecidos pelas unidades de saúde; como educação e orientação sexual; oferecimento de todos os métodos e técnicas de contracepção cientificamente aceita e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, entre outros.

Assessoria Acamdoze

Anexos: