17/10/2016 - Acamdoze lançará nova edição de cartilha de orientação para vereadores

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) fará ainda este ano o lançamento de uma nova edição da cartilha de orientação produzida pela entidade aos vereadores eleitos para a próxima gestão. Além do material, os parlamentares receberão um curso para o início do novo mandato que inicia a partir de 2017. A expectativa é que a cartilha e curso sejam disponibilizados até a segunda quinzena de novembro.

De acordo com o advogado da Acamdoze, Jonas Rodrigues, a cartilha e o curso serão oferecidos gratuitamente aos vereadores cujas Câmaras são associadas à entidade. Já para aqueles não associados haverá a cobrança de uma pequena taxa. O curso será realizado na sede da Acamdoze, devendo ser levado também a outro município da região. Uma data para o evento ainda será definida.

Rodrigues explicou que a cartilha oferecida pela Acamdoze foi lançada em 2012. No material, o vereador encontra de forma resumida e simplificada várias informações, como por exemplo, o que é um requerimento, uma indicação, uma emenda, o que significa quórum parlamentar, o que é um plenário, e principalmente o que são as sessões.

Conforme Rodrigues, a Acadmoze parte do princípio de que a todo ano que a Associação recebe novos vereadores faz uma nova edição da cartilha. “Trazemos novas informações, julgamentos novos, e novas possibilidades que se criam no decorrer de quatro anos”, falou. O objetivo, ressaltou, é deixar o parlamentar bem informado e preparado para exercer o seu mandato da melhor maneira possível.

“Esperamos que com este curso da Acamdoze juntamente com a cartilha o vereador tenha conhecimento de se fazer esta primeira atuação, evidentemente que isso é apenas uma introdução, ou seja, o vereador terá que buscar ao longo de sua vereança um conhecimento mais aprofundado”, ressaltou.

Assessoria Acamdoze

 

Anexos: