10/08/2015 - Vereador sugere informatização de prontuários médicos em Farol

O vereador de Farol, Genivaldo Ferreira (PSD), apresentou indicação legislativa na Câmara sugerindo ao Executivo que viabilize projeto de lei instituindo o programa “Biometria solução digital na Unidade Básica de Saúde” do município. Segundo o vereador, é possível a implantação do projeto com o implante de sistemas e tecnologias digitais informatizando os prontuários médicos da população, cadastro biométrico, e agendas de consultas pela internet.

“Com este projeto, a ideia central é informatizar os prontuários médicos da população e agendar consultas pela internet. O primeiro passo para viabilizar a solução digital seria o cadastramento biométrico dos moradores”, explicou Ferreira. Segundo ele, a inscrição possibilita a elaboração de um prontuário digital de cada paciente e facilita o acesso às informações clínicas pelos médicos e enfermeiros.

De acordo com ele, o objetivo é agilizar o atendimento, dar mais conforto ao morador  e organizar um banco de dados de todos os pacientes. “A digitalização do prontuário médico dos pacientes também permitirá que o profissional de saúde tenha acesso ao histórico clínico de cada morador, garantindo assim que quem o atenda, tenha conhecimento imediato de possíveis restrições, condições de saúde, doenças crônicas, diabetes ou é hipertenso”, argumentou.

Ferreira explicou que o agendamento eletrônico de consultas poderá ser feito pela internet por computador ou celular. Ele acrescentou que a iniciativa seria possível por meio de parcerias firmadas entre operadoras de telefonia e a administração municipal, sendo facilitada pelo projeto que prevê o sinal de internet sem fio gratuitamente, que já tramita no município.

Assessoria Acamdoze

Anexos: