27/06/2016 - Portais da Transparência: “Concurso desperta interesse sobre controle social”, diz presidente

Para o presidente do Conselho Gestor da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Francisco Canuto, vereador de Fênix, o 1º Concurso de Desenho e Redação que está sendo promovido pela entidade, desperta nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

Canuto que assumiu a presidência do Conselho Gestor em 30 de março deste ano destacou também o Gibi da Transparência, lançado no dia de sua posse, que deu origem ao concurso. “O material foi reconhecido pelos próprios chefes de Núcleos Regionais da Educação como um importante instrumento para a cidadania no controle social dentro das Escolas”, lembrou.

Para Canuto, a Acamdoze está dando o “primeiro passo” para mudar uma realidade com relação a falta de informações sobre os Portais da Transparência e sua importância dentro da sociedade. “Como bem sabemos hoje muita gente nem sabe que existe esta ferramenta. Acredito que este concurso e o gibi da entidade lançado há alguns meses vem para despertar esta curiosidade e gerar sede de informação na população de seus respectivos municípios quanto ao acompanhamento dos investimentos de recursos públicos”, falou.

O Concurso

Com o objetivo de despertar no cidadão o papel dos Portais da Transparência no dia a dia no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, bem como sua importância como ferramenta de controle social, o concurso promovido pela Acamdoze é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de toda a Comunidade da Comcam.  Os trabalhos serão desenvolvidos em três categorias: Desenho; Redação I; e Redação II.

A Acamdoze lembra às escolas interessadas a participar que é importante o cumprimento aos prazos de inscrição. A data limite para participação é a seguinte: envio da ficha de participação da escola (15 de julho); envio dos formulários de Desenho; e Redação I e II (15 de setembro). A divulgação dos três melhores trabalhos em cada categoria será 15 de outubro e divulgação do resultado regional 15 de novembro. A participação das instituições e cumprimento dos prazos é imprescindível para realização do Concurso.

Os prazos de entrega dos trabalhos, fichas de inscrições e regulamento com todas as informações do Concurso estão disponíveis no site da Acamdoze (www.acamdoze.com.br). Para acesso às informações, basta o interessado clicar no banner “1º Concurso de Desenho e Redação”. Tanto as fichas de inscrições como o próprio regulamento podem ser baixadas do portal.

Assessoria Acamdoze

Anexos: