28/04/2016 - Vereador propõe instalação de Câmeras de segurança em vias públicas de Boa Esperança

O vereador de Boa Esperança, Gilson Martins, propôs ao Executivo a instalação de um sistema de segurança com monitoramento por câmeras em alguns pontos da sede da cidade e distritos de Alto Palmital e Paranaguaçu. Ele justificou que em outros municípios onde há o sistema, houve a redução significativa da criminalidade. “O objetivo é coibir a ação de criminosos, garantindo a segurança pública à população”, comentou o vereador.  

A proposição, aprovada pela Câmara, foi encaminhada ao Executivo. O prefeito do município, Claudio Gotardo, disse que o objetivo é que o sistema seja implantado já nos próximos meses. O projeto está na fase de legalização e levantamento de preços. As imagens serão enviadas a uma central de monitoramento e armazenagem via sinal de rádio. A empresa que vai fazer o projeto analisará geograficamente a cidade e indicará a quantidade de câmeras e locais de instalação dos equipamentos.

Gotardo analisa a forma de contratação do serviço, ou seja, se o município fará a aquisição do equipamento ou apenas a alocação. Em caso de locação a empresa instalará todo o equipamento e a central de monitoramento e o município passará a pagar uma mensalidade de locação e de manutenção. A ideia é apenas o armazenamento de imagens, ou seja, sem a necessidade de monitoramento em tempo real.

O prefeito acrescentou que o monitoramento visa principalmente a segurança pública, patrimonial e da população como um todo.  “A gente sabe que o fato de ter monitoramento se cria uma sensação de segurança para as famílias e coíbe também possíveis ações de criminosos”, falou. As câmeras serão de alta resolução em HD, com alcance de captação de imagens a longas distâncias.

Assessoria Acamdoze

Anexos: