27/04/2016 - Encontro regional promovido pela Acamdoze ganha destaque em revista da UVB

O encontro regional promovido pela Associação das Câmaras da Microrregião Doze (Acamdoze), no dia 28 de setembro do ano passado, foi destaque nas páginas da revista da União dos Vereadores do Brasil (UVB), publicada nesta semana. O evento reuniu representante da Associação das Câmaras de Vereadores do Paraná (Acampar) e da UVB.

Na ocasião foram discutidos vários temas inerentes à carreira do Legislativo Municipal entre eles, o mais polêmico, a redução dos subsídios da classe, no qual a Acamdoze se posicionou contra. Foram debatidos ainda o fortalecimento do trabalho legislativo municipal; movimento estadual para a valorização do vereador; entre outros.

Na ocasião, o ex-presidente da Acamdoze, Gilson Martins (PP), vereador de Boa Esperança, lembrou que o subsídio ao vereador é constitucional e, portanto, legal. Martins disse ainda que é necessário ficar claro à população que o trabalho do vereador não se resume apenas às sessões da Câmara. “O dia da sessão é o dia em que o vereador traz todo o seu trabalho da semana, para que seus projetos tomem corpo e entre no campo jurídico”, disse ele.

Já o presidente da UVB, Gilson Conzatti (PMDB), que participou da reunião, criticou a redução dos subsídios aos vereadores. Para Conzatti a medida enfraquece o poder político das Câmaras, uma vez que cerceia e limita as ações de um vereador, deixando o Poder Legislativo à mercê do Executivo municipal o que poderia transformar prefeituras em “balcões de negócios”. “Não podemos pensar em democracia sem ter independência dos poderes, e a independência financeira, sem dúvida é também uma forma de independência entre os poderes”, falou.

A reportagem completa pode ser acessada no seguinte link: www.uvbbrasil.com.br/images/revistauvb1.pdf.

Assessoria Acamdoze

 

 

Anexos: