22/03/2016 - Prefeitura de Peabiru sanciona projeto de lei indicado por vereador

O prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio (PT), sancionou o projeto de lei nº 81/2015 criando no âmbito municipal o projeto de saúde vocal “Viva Voz”. O projeto foi uma indicação do vereador Osmar Pereira (SDD), mas conhecido como “Botinha” e tem como autoria a fonoaudióloga Lúcia Viel, especialista em voz.

O projeto tem como objetivo a prevenção de disfonias em professores da rede municipal de ensino. O programa deverá oferecer assistência preventiva, através da rede pública de saúde com a realização de cursos teóricos práticos, além da confecção e distribuição de uma cartinha com informações básicas sobre a voz.

O programa é estendido aos cursos do magistério visando alunos que estejam se preparando para a licenciatura.  Caberá às secretarias da Saúde e Educação a formulação de diretrizes para viabilizar a plena execução do projeto, ficando a coordenação a cargo do profissional em fonoaudiologia, este deverá ter especialização em voz e ser reconhecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

“O Programa tem como caráter fundamental a prevenção”, ressaltou Pereira.   Segundo ele, uma vez detectada alguma disfonia, será garantido ao professor o pleno acesso ao tratamento fonoaudiólogo para o tratamento adequado. O vereador lembrou que as despesas decorrentes do projeto de lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias ou por meio de convênios firmados coma União e Estado.

Assessoria Acamdoze

Anexos: