09/11/2015 - Paraná lança a campanha 'Mais Mulheres na Política'

O estado do Paraná fez na sexta-feira (6) o lançamento da campanha "Mais Mulheres na Política", no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. A iniciativa foi da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, das senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e das deputadas Christiane Yared (PTN-PR) e Leandre Dal Ponte (PV-PR).

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria da Mulher de Curitiba, do Fórum Popular de Mulheres, representada por Elza Maria Campos, que também presidiu a mesa de parlamentares. A senadora Vanessa apresentou a campanha e falou sobre a importância da união entre as mulheres. “Nós podemos ser de outros partidos e lutar por causas diferentes, mas quando o assunto é a situação das mulheres, nós nos unimos. E essa unidade tem feito toda a diferença”, disse.

Gleisi Hoffmann, única senadora do estado do Paraná, destacou a PEC 134, que reserva cotas para as mulheres no parlamento. “Se precisar continuar com a política de cotas para que mais mulheres sejam eleitas, nós vamos continuar. Porque quando uma mulher entra na política, ela leva junto todas as pautas femininas, que costumam ser colocadas como temas sem importância”, observou.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, destacou a parceria que tem com as senadoras Vanessa e Gleisi, e como isso é significativo para a luta das mulheres. “É uma pauta suprapartidária, estamos unidas na construção de ações eficientes que asseguram uma participação mais efetiva da mulher na política. Precisamos de movimentos como esse para conscientizar e unir lideranças e órgãos representativos”, destacou. O evento foi marcado pela presença de várias entidades e lideranças.

 

Bancadas femininas no Estado

Considerando os cargos de governador, vice-governador, senador e seus suplentes, deputado estadual e federal, nas eleições de 2014 no Paraná, 30,9% dos candidatos eram do sexo feminino, no entanto, as mulheres representaram apenas 6,7% dos eleitos. A proporção de candidatas no Paraná apresenta tendência crescente desde 1998, representando 9,1% dos candidatos neste ano, 11,3% em 2002, 12,8% em 2006, 21,8% em 2010, chegando ao auge em 2014, com 30,9%.

No Paraná, a média segue a nacional: somente 38 mulheres ocupam o cargo mais alto do executivo nas cidades e 451 são vereadoras. A bancada federal é composta por 33 deputados e senadores, dos quais apenas três são mulheres. O estado tem como vice-governadora, uma mulher, Cida Borghetti (PROS).

Dos 38 vereadores eleitos em Curitiba, cinco são mulheres, são elas: Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB), Julieta Reis (DEM) e Carla Cristiana Pimentel (PSC). A cidade tem como vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT-PR).

Agência Senado

Anexos: