26/10/2015 - Mais de 1 milhão de eleitores passaram pela biometria este ano no PR, na região de Campo Mourão

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ultrapassou a marca de um milhão de eleitores atendidos biometricamente e está em primeiro lugar no país, em números absolutos, no processo de revisão biométrica programado para o ano de 2015. Segundo relatório divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, até a última sexta-feira 1.005.104 eleitores tiveram seus títulos revisados no Estado, o que equivale a 40,39% da meta final.

No momento, 35 municípios estão passando pelo processo e nas próximas semanas, outras 10 cidades passarão pelo mesmo procedimento. Com isso, o Paraná contará com 55% de seu eleitorado apto a utilizar as urnas biométricas nas Eleições de 2016. Na região de Campo Mourão pelo menos 86.511 eleitores das 31ª e 183ª Zonas Eleitorais, que compreendem os municípios de Campo Mourão, Luiziana, Farol e Janiópolis farão o cadastramento biométrico para as eleições municipais do próximo ano.

Em Campo  Mourão, entre eleitores aptos e que tiveram títulos cancelados ou suspensos, segundo o Fórum Eleitoral do município, 71.857 farão o cadastramento. No município há cerca de 3.839 títulos cancelados e 566 suspensos. Já em Farol, Luiziana e Janiópolis um total de 14.654 eleitores passarão pelo procedimento. A chefe do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi lembra que os eleitores que regularizaram a situação dos títulos em maio também terão que passar pelo cadastramento. Estão dispensados de comparecimento ao procedimento, apenas eleitores já identificados biometricamente nos serviços ordinários de alistamento eleitoral.

O cadastramento na região de Campo Mourão será do dia 10 de novembro a 31 de março de 2016. Os eleitores serão convocados para que neste período compareçam ao Fórum Eleitoral para realizar o cadastramento e a coleta dos dados biométricos. No cadastramento será coletada a assinatura eletrônica do eleitor; sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. O procedimento é feito por meio de uma "revisão do eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município, quando ocorrerá uma revisão/atualização do cadastro, seja dos dados pessoais, do endereço, entre outros.

 Assessoria Acamdoze

Anexos: