13/10/2015 - Comissão Geral da Câmara busca melhorar visual de Janiópolis

A Comissão Especial Geral (CEG) criada pela Câmara de Vereadores de Janiópolis completou um mês. Com prazo de trabalhos de 60 dias, o presidente, José Claudio do Prado (PSDB) faz uma avaliação positiva das ações desenvolvidas até o momento. Foi ele quem indicou a criação da comissão, que tem como objetivo principal identificar e buscar soluções de pontos que afetam negativamente o visual da cidade. “A avaliação é muito positiva, a comissão está muito atuante no sentido de ouvir a sociedade”, falou.

A indicação para formação da CEG foi feita ainda em 2014. No momento estão sendo feitos levantamentos junto à população do município através de audiências e reuniões para serem eleitas pelo menos 10 prioridades, das quais seis serão escolhidas neste primeiro momento para posterior solução. “A comissão está ouvindo a sociedade civil, organizada e os poderes constituídos. Não temos interesse de divisão de poder, o nosso objetivo é somar junto ao Executivo para a busca de um melhor visual da cidade, beneficiando toda a população”, falou Prado.

Ele explicou que foram feitas fotografias de vários pontos que precisam de melhorias. Uma enquete no site da Câmara também está no ar para definição das prioridades. O cidadão também poderá contribuir com sugestões. Paralelo a estes trabalhos, a comissão busca também a atualização da legislação do município junto ao departamento jurídico da prefeitura. O objetivo é corrigir algumas falhas que atrapalham as fiscalizações.

Até o momento, os assuntos apontados como prioridades pela população da cidade são recuperação de asfalto, limpeza de terrenos baldios e construção de calçadas. “Na questão do asfalto, vamos solicitar apoio aos deputados que tiveram votos no município no sentido de buscar a liberação de recursos para manutenção. Já vai ter também uma equipe trabalhando isso junto com o prefeito para agilizar a solução do problema”, falou Prado.

O vereador acrescentou que a participação da comunidade está sendo surpreendente. “Graças a Deus estamos tendo uma boa participação dos moradores. A sociedade como um todo deixa bem claro que eles querem uma cidade com um visual mais agradável”, falou. “Eu diria que para melhorar o visual da cidade, 90% está na mão da comunidade”, emendou, se referindo que cada um deve fazer a sua parte.

A CEG é formada por Prado (presidente) e os membros, Sirlene Maria Nunes de Almeida e Samuel Gomes Junior. Além da sede do município, os distritos de Arapuan, Bredápolis e Bragápolis também receberão os trabalhos. A comissão tem o prazo de 60 dias para conclusão das atividades, mas pode ser prorrogada por igual período.

Walter Pereira/Tribuna do Interior

Anexos: