22/09/2015 - Acamdoze faz entrega de moção honrosa a criadores do hino da entidade

A Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião Doze (Acamdoze) fez na noite dessa segunda-feira (21), a entrega de moção honrosa aos criadores do hino da entidade. A homenagem foi realizada durante a primeira assembleia geral extraordinária da Associação, na Câmara de Vereadores de Goioerê. Além de todos os vereadores da cidade, parlamentares de municípios da região também participaram do evento. O plenário da Câmara ficou lotado.

Receberam a placa de moção Eufrásio Ferreira Lima, criador da letra do hino; Edmilson Ferreira da Silva, autor da melodia e arranjo; e o quarteto vocal composto por Giovana Tohler; Vera Ribeiro de Carvalho; Zilda de Moura Silva e Helena Fernandes. Apenas Eufrásio e Giovana não participaram da solenidade, eles foram representados respectivamente pelos familiares Enésio Ferreira Lima e Pedro Luiz Marques. Todos os homenageados são de Goioerê.

O autor da proposta da homenagem, vereador Ibrain Andrade Correa (PR)  destacou que a homenagem é um “justo” reconhecimento aos autores do hino da Acamdoze e valoriza também a cultura da cidade, já que todos são do município. “O Eufrásio é um grande ser humano, Deus foi bastante generoso com ele pelo dom que tem”, comentou Correa. Eufrásio é servidor efetivo da Câmara, mas está licenciado, ele ocupa o cargo de técnico legislativo. “O Eufrásio é um funcionário exemplar”, emendou.

A homenagem a Eufrásio e aos demais compositores do hino da Acamdoze foi votada e aprovada por unanimidade em assembleia da Acamdoze ainda em 2013. “Agradecemos ao presidente Gilson Martins por realizar hoje [ontem] a entrega desta homenagem que com certeza significa muito para todos os homenageados”, ressaltou Correa.

O presidente da Acamdoze, Gilson Martins (PP), vereador de Boa Esperança, destacou a importância do hino da entidade e o papel dos seus criadores. “O nosso hino com certeza é um dos mais bonitos de associações do Paraná e representa muito bem a Acamdoze. Hoje [ontem] é uma noite de festa. Com muito orgulho estamos homenageando essas pessoas que sem dúvida já fazem parte da história da Acamdoze”, comentou. Martins acrescentou que a Acamdoze tem um papel fundamental na união das Câmaras de Vereadores da região. “A entidade une forças em prol de assuntos de interesse de toda a Comcam”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Hino

No período de junho a agosto de 2002, a Acamdoze abriu as inscrições de concurso regional para escolha do hino oficial da entidade. As letras deveriam estar relacionadas com a entidade e seus objetivos. Dentre os quais se destacavam o desenvolvimento do espírito associativo; intercâmbio entre as Câmaras de Vereadores; cooperação e integração na resolução de problemas de âmbito dos municípios e da região; valorização dos princípios municipalistas; e a luta permanente em prol das grandes causas comunitárias locais e regionais.

Uma comissão organizadora escolheu as seis canções finalistas apresentadas ao público para premiação de quatro finalistas. Daí então o hino escolhido foi o de Eufrásio Ferreira Lima, autor da letra, Edmilson Ferreira da Silva, autor da melodia e arranjo com participação do quarteto composto por Giovana Tohler; Vera Ribeiro de Carvalho; Zilda de Moura Silva e Helena Fernandes.

 

    

Anexos: