20/06/2015 - Assembleia da Acamdoze aprova requerimentos de vereadores

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), realizou na manhã deste sábado (20), a 151ª Assembleia Geral Ordinária da entidade. Inúmeros requerimentos com reivindicações de vereadores da região foram aprovados durante o encontro. O deputado federal, Rubens Bueno (PPS), prestigiou o evento e comentou sobre alguns pontos da reforma política, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados.

Apesar do pouco número de vereadores que compareceu a assembleia, o presidente da Acamdoze, Gilson Martins (PP), vereador de Boa Esperança, fez uma avaliação positiva da reunião. Segundo ele, o encontro foi produtivo. “Muitos vereadores, por talvez já terem seus compromissos no sábado não puderam participar da Assembleia conosco. Mas não podemos esquecer que a minoria que veio também faz a diferença”, frisou o presidente.

Entre os requerimentos discutidos no encontro, a Acamdoze aprovou proposta apresentada pela vereadora de Luiziana, Cristina Aparecida dos Santos, que sugere um encontro regional para debater o uso indiscriminado de agrotóxicos na região e sua implicação à saúde humana. Para se ter ideia, segundo a vereadora, somente em Luiziana, nos últimos cinco anos, pelo menos 20 pessoas morreram em decorrência do câncer, provocado pelo contato direto ou indireto com produtos agrotóxicos. “É uma situação muito preocupante”, alarmou.

 

Também foram aprovados requerimentos do vereador de Farol, Genivaldo Ferreira (PSD), que solicita melhorias em alguns pontos da rodovia BR-272, que liga Campo Mourão a Farol, do vereador Edson Battilani (PPS), de Campo Mourão, que dispõe sobre a criação de evento de cicloturismo para fomentar a economia regional, e dos vereadores de Mamborê, João do Prado e Gumercindo dos Santos, que requerem a Acamdoze o envio de ofício à Viapar ou Polícia Rodoviária Federal (PRF), solicitando a construção de um redutor de velocidade ou a colocação de um radar para fiscalização eletrônica no trevo da BR-369 que dá acesso a comunidade do Canjarana.

Além disso, os vereadores Gilson Martins e Sandra da Silva Nascimento Agostinho, protocolaram requerimento solicitando aos municípios da Comcam, que façam um levantamento geral sobre a quantidade de alunos atendidos pela merenda escolar. O objetivo, após a coleta dos dados, é solicitar mais recursos ao governo Estadual e Federal para a merenda escolar nas escolas da região. Ainda foi aprovado requerimento de Martins que solicita o envio de ofício à secretaria estadual da Educação, para que realize estudos visando a utilização de produtos orgânicos e agroecológicos na merenda escolar dos municípios paranaenses.

 

 

Presença ilustre

O deputado federal, Rubens Bueno, que participou do encontro, conversou com os vereadores sobre alguns pontos da reforma política, aprovada na Câmara. Para o parlamentar, a reforma não teve avanços significativos para o país. “De tudo que se esperava chegou ao final com uma reforma pífia para as necessidades do Brasil”, avaliou ele. A Câmara dos Deputados concluiu no último dia 17 a votação em primeiro turno da proposta. O segundo turno deverá ocorrer na primeira semana de julho.

Bueno citou como exemplo, que continua o financiamento empresarial de campanha eleitoral, ponto o qual o PPS se manifestou contrário durante a votação na Câmara. Para ele, o centro da corrupção política no país é o financiamento empresarial de campanhas.  “Com dinheiro você induz o voto para o candidato, mas essa conta vai custar em obras superfaturadas lá na frente”, argumentou. Para o deputado, é necessário limitar os valores de financiamento.

Assessoria Acamdoze

Anexos: