23/06/2015 - Morre José Costa, ex-vereador e fundador do Grupo Vale Verde

Morreu na manhã desta segunda-feira (22) o radialista e ex-vereador José Costa, aos 71 anos, vítima de câncer no pulmão. Morador de Assis Chateaubriand, ele estava internado no Hospital do Câncer de Cascavel. Há seis anos lutava contra a doença.

Diretor do Grupo Vale Verde de Comunicação, José Costa iniciou sua carreira na área de radiodifusão na Rádio Jornal AM de Assis Chateaubriand, em 1978, a convite do saudoso deputado federal Moacir Micheletto, que na época era engenheiro agrônomo. Assim, Costa foi um dos primeiros comunicadores da emissora, que foi fundada naquele ano, sendo a primeira da região. Em 1982, ele se tornou sócio da empresa. Sete anos depois, em 1989, ele fundou a Rádio Vale Verde, de Jesuítas.

Na política, José Costa foi vereador por dois mandatos em Assis, de 1983 a 1988 e de 2005 a 2008. Nos últimos dois anos de seu primeiro mandato, de 1987 a 1988, ele foi eleito presidente da Câmara Municipal. Em 2009, tornou-se vice-prefeito. Candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi aliado durante o segundo mandato de Dalila José de Melo. Nesse período, por duas vezes, chegou a assumir como prefeito, durante licença de Dalila. Na educação, foi um dos batalhadores para a vinda do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para Assis Chateaubriand.

Costa foi bastante atuante também na vida religiosa. Sempre pregou a “Palavra de Deus” à população, tanto que durante muitos anos foi catequista nas matrizes Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis. Congregado Mariano, Costa foi membro-fundador da Federação Mariana da Diocese de Toledo, a qual ele atualmente presidia.

Assessoria Acamdoze, com informações da "Radio Jornal AM"

Anexos: